Escola Secundária, Chicago, Estados Unidos
设计师:Wheeler Kearns Architects
面积:557 m²
年份:2017
摄影:Steve Hall, Hall + Merrick Photographers
建造商:DuPont, Lutron, Interface, ASI Storage Solutions, American Standard, Armstrong Ceramaguard, Beacon Athletics, Benjamin Moore, Daltile, Duraflex, Elkay, FieldTurf, Firestone Building Products, Formica, GT Grandstand, Guilford of Maine, Harlequin Allegro, Husseyseating, Interstate Brick, Mannington, +12Martlie FRP, PITTCO, PSS Performance Sports Systems, Pilkington, Reynobond, Robbins Sports Surfaces, Scott Laboratory Solutions, Sherwin-Williams, Sloan Valve Company, Thyssen-Krupp, WASCO Skylights, Wilsonart-12
Arquitetos Responsáveis:Chris-Annmarie Spencer, Larry Kearns, Tom Bader
Construtor:Bulley & Andrews
Engenharia Estrutural :Thornton Tomasetti
Instalações Elétricas E Hidráulicas:Primera Engineers
Engenharia De Tráfego :TERRA Engineering
Paisagismo :Site design group
Consultoria Acústica:Threshold Acoustics
Projeto De Cozinha Industrial:Edge Associates
Acessibilidade E Sinalização:Smith Seckman Reid, Inc.
Imagens Aéreas De Drones:Soaring Badger and Bulley & Andrews
Cidade:Chicago
País:Estados Unidos
设计师描述 | Designer description:
Com o projeto da Escola Secundária Mansueto, a Noble Network of Charter Schools transformou mais de 22 mil metros quarados de uma antiga indústria localizada no maior "deserto de estacionamentos" de Chicago em um lugar de grandes oportunidades para seus estudantes. Com alunos que são 98% minorias sociais e 91% de baixa renda, a missão da escola parte da criação de uma cultura cuja única opção é o sucesso, tanto a curto, quanto a longo prazo. Para estimular essa cultura, o projeto se organiza ao redor de um espaço verde central, inspirado nos famosos gramados dos campi universitários estadunidenses, o que permite aos alunos do ensino médio imaginar seu futuro promissor.
A estrutura com mais de 6 mil metros quadrados e dois pavimentos apresenta um exterior de tijolos escuros e, internamente, painéis metálicos de cor cinza claro. Essa estrutura envolve quase que totalmente um pátio central. O uso de alvenaria é o principal elemento da identidade do edifício, replicando o contexto histórico do entorno ao mesmo tempo que promove um senso de proteção e isola as funções interiores dos ruídos externos.
Os estudantes, ao chegara escola por um túnel de árvores frondosas, deixam para fora a poluição sonora e o agito da 47th Street, adentrando em um ambiente calmo e silencioso. As salas de aula são bem ventiladas com pés-direitos altos, instalações a mostra e iluminação natural. As aberturas zenitais no ginásio amplificam esse efeito. Os modernos laboratórios têm janelas piso a teto com vistas para o pátio, o que também serve como um mecanismo de ensinamento e aprendizagem. As salas de aula acompanham o perímetro externo e se beneficiam da estrutura de alvenaria que absorve os ruídos, criando um espaço efetivo de aprendizado. A parte esportiva da escola incluí uma grande academia com quadra oficial de basquete e de vôlei. Divisórias móveis possibilitam a flexibilização de uso do ginásio, viabilizando múltiplas atividades, como espaço para o intervalo das aulas, almoços, assembleias e confraternizações, ao mesmo tempo que acontecem as aulas e treinos de educação física. Na parcela mais ao leste do projeto encontra-se um campo de futebol rodeado por uma pista de corrida.
Muros altos de alvenaria permeiam parcialmente o edifício na parte norte e completamente na oeste, sul e leste, adentrando no pátio central somente no ginásio poliesportivo, o qual é revestido de painéis metálicos cinzas com uma faixa de janelas altas. O mascote da escola, um leopardo, é gravado nos blocos da fachada do ginásio. Alguns pontos de cor aparecem em alguns lugares nas fachadas de alvenaria, destacando as aberturas. Assim como os materiais e recursos de projeto sustentáveis, o paisagismo também é visível em todo o edifício e soma à certificação LEED.
Aberturas zenitais de alta performance, difundem a luz solar para as salas de aula, promovendo vistas para o pátio e pelo edifício. Com exceção do ginásio, todos os espaços são mecanicamente aquecidos e resfriados utilizando um sistema VRF, um sistema de expansão direta onde o fluxo de gás refrigerante é variável, o qual é extremamente eficiente, o que leva à reduções de custos operacionais e economia de energia. Esta é uma das primeiras escolas de Chicago a empregar esse tipo de sistema mecânico.
O sistema de captação de água da chuva da cobertura do quadrante sul promove a irrigação passiva para o campus, além de contar também com reservatórios de retenção abaixo do campo de futebol e também do estacionamento. Em vez de descartar o pavimento de concreto existente no local, ele foi reutilizado como subnível de laje de aterramento e como parte do paisagismo. A pavimentação asfáltica foi produzida com alto uso de materia prima reciclada, seguindo as indicações e permissões do órgão governamental responsável, Illinois Department of Transportation.
项目完工照片 | Finished Photos